A melhor barraca é aquela que podemos comprar !

Quando pensamos em acampar com crianças, a primeira coisa que nos vem a cabeça é:

– Qual barraca vai garantir segurança para minha família ?

Várias pessoas já me vieram perguntar qual é a melhor barraca para se acampar com crianças pequenas e a minha resposta é sempre a mesma e muito simples:

A melhor barraca é aquela que você pode comprar !

Tendo isso como princípio, a segunda pergunta pode ser:

– No valor que eu posso pagar qual é a melhor opção de barraca para se acampar com crianças ?

Bom, podemos partir do princípio de que acampamento com criança pequena descarta uma série de equipamentos super caros, resistente a ventos fortes e neve. Afinal, não podemos sair muito da zona de conforto acampando com os pequeninos. Nesse caso, a única coisa realmente importante é que a barraca seja estável e aguente uma bela chuva típica de nosso país tropical. Ou seja,  não entre água.

– Como vou saber então qual barraca não entra água ?

A resposta está na coluna d´água, ou seja, a capacidade impermeabilizante do tecido. Esse tipo de informação deve estar disponível na grande maioria das barracas vendidas no Brasil. Fiquem atentos que a grande maioria está abaixo do aceitável para aguentar as chuvas brasileiras.

O Ricardo do Camping e família publicou um texto bem interessante sobre o assunto AQUI. No final do post ele coloca uma tabela com os vários valores de coluna d´água de várias marcas que encontramos a venda no Brasil. Segundo o Ricardo, para dar conta das chuvas brasileiras o ideal é ficar acima de 1500 mm. Outro texto interessante e complementar ao que o Ricardo escreveu, me foi indicado pelo amigo campista Felipe, explica a umidade de impermeabilização para barracas e vestuários, muito importante na hora de escolher uma barraca – pode ser lido AQUI.

As barracas da marca Quechua, que podem ser encontradas nas lojas Decathlon,  representam uma boa razão custo/benefício e são bastante seguras. Todas apresentam coluna d´água superior a 2000 mm e são super resistentes a chuva e a vento. Dentro dessa marca é possível encontrar inúmeros modelos, pequenas e grandes, algumas mais arejadas da linha AIR e outras mais quentes. Aí vai do gosto de cada um, pois a segurança dos pequeninos está garantida. As barracas da Trilhas e Rumos também são bem quistas entre os campistas, com coluna d´água da ordem de 2000 mm também aguentam bem a chuva, mas em minha opinião pecam na ventilação e nos modelos pouco variados. A Aztec também tem barracas boas mas a maioria são pequenas e caras, mais adequadas para grandes aventuras. Tem também as barracas da Nautika, da Coleman e da Guepardo. Algumas aguentam bem a chuva e outras nem tanto, mas é só ficar atento à bendita coluna d´água que o Ricardo gentilmente decifrou para todos nós.

Eu escolhi dois modelos de barracas, uma grande e adequada para acampamentos mais longos e outra para acampamentos mais curtos. Ambas da marca Quechua e ambas já passaram no teste das chuvas torrenciais de Ubatuba.

A minha barraca maior é o modelo T6.2, dá um pouco de trabalho montar sozinho e o ideal é montar em duas pessoas. No entanto há que se pensar que se temos crianças pequenas na parada apenas um poderá montar e desmontar os equipamentos e o outro ficará por conta dos pequenos. Não há bichos de sete cabeça e nem motivo para deixar de acampar, apenas leva um pouco mais de tempo e é bom estudar esse vídeozinho antes de sair de casa para as coisas ficarem mais fáceis.

248689_10151187474660952_1504356899_n

Camping Itaguá em Ubatuba

A minha barraca menor é o modelo 2 seconds XXL IIII, bem prática e eu monto e desmonto sozinha, mas sempre faço a lição de casa para lembrar os detalhes com esse videozinho, antes de sair de casa.

72828_10151187449105952_1398991704_n

Camping Itaguá em Ubatuba

Ou seja, hoje em dia temos no mercado barracas muito boas com preços acessíveis que podem garantir a segurança e o conforto necessário para acampar com os pequeninos.

A grana tá curta e não dá para comprar nenhuma dessas com coluna d´água acima de 1500 mm ? Compre uma lona comum para colocar por cima da que você conseguir comprar e bora levar a criançada para acampar ! Quando a situação melhorar um pouco, deixe a lona de lado e invista em um equipamento que achar mais adequado para sua família.

Abraços campistas e até o próximo post !

19 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Luiz
    maio 22, 2013 @ 01:01:53

    Muito bom Lys!
    Vida longa ao blog…

    Resposta

    • Lys
      maio 22, 2013 @ 13:39:47

      Muito obrigada Luiz, com você eu aprendi quase tudo que sei sobre campismo. Fico feliz em poder retribuir agora o que aprendi para o mundo. Obrigada de coração pelo carinho de sempre.

      Resposta

  2. Tih
    maio 22, 2013 @ 11:32:57

    Parabéns pelo blog Lys!
    Ótima postagem!

    Resposta

  3. Camy
    maio 22, 2013 @ 13:36:04

    Seja bem vinda a blogsfera Lys!

    Resposta

  4. kobaia e tereza ( Familya Boituva)
    maio 22, 2013 @ 21:21:37

    muito bom ,!!!!!

    Resposta

  5. Bruna
    jul 05, 2013 @ 14:50:55

    no site do decathlon não consigo visualizar a altura das barracas….você pode me dizer como faço? E pra chuvas de Ubatuba elas (Quechua), são boas? Porque sempre estou indo pra Ubatuba… e como sempre tem chuva rs…
    Se puder me responder por e-mail, seria melhor…

    Agradeço desde já…

    Bruna

    Resposta

    • Lys
      set 21, 2013 @ 02:25:29

      Oi Bruna, entre no site da Quechua – http://www.quechua.com/pt-BR/. Lá tem todas as informações.

      Se quiser saber a altura de um tipo de barraca em específico, me fale qual é o modelo que eu posso te ajudar.

      Eu já peguei chuvas torrenciais e ventania com a minha T6.2 e nunca tive problema. Peguei chuva em Ubatuba mesmo 🙂 Sempre vamos acampar por lá no verão.

      Abraços.

      Resposta

  6. Rafael
    set 27, 2013 @ 14:35:47

    Olá. Obrigado pelas dicas. Mas, se eu não quiser investir numa barraca mais cara agora, já que a simples que tenho é relativamente nova, como é que eu jogo a lona para melhorar a impermeabilização? É só jogar por cima da barraca, ou tem que fazer alguma coisa para manter uma certa distância? Obrigado.

    Resposta

    • Lys
      out 07, 2013 @ 02:26:44

      Oi Rafael, o ideal é deixar um espaço entre a barraca e a lona. Muitas pessoas passam uma corda e amarram em duas árvores e jogam a lona por cima. Funciona bem… apenas fique atento com a caída da água e não deixe a lona formar barrigas. Já vi também pessoas usando a estrutura de gazebo, mas eu não tenho boa experiência com gazebo então acho que a corda é a melhor opção.

      Resposta

  7. Trackback: Chuva, Chuvisco, Chuvarada… | Camping com Crianças
  8. Rafael Vilela
    out 24, 2013 @ 14:01:58

    a barraca que seconds que você tem da quechua aguenta bem a chuva!?

    Resposta

    • Lys
      out 24, 2013 @ 16:42:35

      Oi Rafael, essa barraca seconds é muito boa ! Ela aguenta bem a chuva, mas é um tanto quente. Quando você fecha tudo para proteger da chuva fica meio abafada. Mas com um ventiladorzinho está ótimo !

      Resposta

  9. laisantonelliderosa@gmail.com
    jan 07, 2014 @ 23:38:37

    Lys!!! Cumprindo as promessas de 2014… vou virar campista!!! estou escolhendo minha barraca.. uma pena vc estar longe, precisava tanto de uns palpites

    Resposta

  10. Daniela
    mar 07, 2014 @ 14:56:40

    Quero saber qual é a marca da barraca que você postou? E aonde encontrar?

    Resposta

    • Lys
      mar 08, 2014 @ 23:25:12

      Oi Daniela, no texto tem o nome das barracas com os links para o site da Decathlon, onde você poderá comprar. A compra pode ser feita online ou em uma das lojas da Decathlon.

      Resposta

Deixe um comentário

