Onde acampar com crianças ?

Quando decidimos sair de casa para acampar com uma criança pequena (0 a 5 anos) temos que assumir alguns compromissos. O primeiro deles é entender que o acampamento deve ter um perfil mais família do que aventura, em outras palavras, o camping é focado nas crianças.

Decidir por um camping para acampar com uma criança não é uma tarefa tão simples assim. Não estou falando que para acampar com criança é necessário uma estrutura perfeita, do tipo Eco Resort. As vezes um camping rústico faz até mais sucesso com a garotada. No entanto um mínimo de estrutura é recomendável apenas para não fugir muito da rotina que os pequenos estão acostumados a seguir no dia a dia. Por essa razão, sempre que falamos em camping com crianças nos referimos aos acampamentos de base e familiares, ou seja, campings estruturados.

Ok, saindo de casa com a filosofia de que o camping é para os nossos filhos a coisa fica bem mais fácil. Afinal, nossos clientes, enquanto pequeninos, são bem fáceis de agradar.

970365_171083733052639_572955818_n

Camping Paineiras – Itú

Crianças pequenas, de 0 a 5 anos, gostam da sensação de liberdade e de descobrir o mundo ao seu redor. Se interessam por cada detalhe. Uma pedrinha no chão, uma borboleta passando, ou um simples pedacinho de madeira se tornam, em razão de segundos, elementos da mais pura fantasia. E isso é o que há de mais importante nesse contato com a natureza para o desenvolvimento do pensamento criativo. A exposição intensiva em um ambiente rico em recursos naturais, que não pode ser favorecido de outra maneira que não o contato direto com a natureza, é o que melhor podemos explorar com o campismo nessa faixa etária. O resto fica para mais adiante.

Portanto, um espaço tranquilo aonde elas possam correr ao ar livre, com os pés descalços, e explorar os diversos recursos que a natureza oferece de forma gratuita já é garantia de sucesso. Se além disso o camping ainda tiver um parquinho com balanço, escorregador, um banco de areia e água, mesmo que seja em uma panelinha ou em uma piscininha inflável, temos garantia de sucesso absoluto e muita diversão para um dia inteiro.

Então o que tenho que procurar em um camping antes de levar meu filho ?

A primeira coisa que procuro em um camping é sossego ! Campings muito cheios que são adequados para adultos e adolescentes não são adequados para os mais pequenininhos. A maioria dos brinquedos nesses super parques aquáticos são para crianças acima de 5 anos de idade, então levar seu filho pequenino que ainda não pode praticar arvorismo e nem descer escorregando em um toboágua, só vai trazer para ele um sentimento de frustração. Ou seja, ao invés de uma mega estrutura de lazer, o ideal é procurar um lugar que tenha o que seu filho gosta de fazer. Pode ser apenas um simples balanço.

A segunda coisa que julgo importante é tentar manter um pouco da rotina que a criança está acostumada. Criança pequena tem dificuldade em lidar com a mudança de rotina portanto, garantir um chuveiro com água quente para a hora do banho, se programar para ter os alimentos adequados na hora que seu filho está acostumado a comer, a hora do leite, e por fim, promover um ambiente seguro e acolhedor na hora de ir dormir, são essenciais para seu filho ter um acampamento feliz.

Como disse no início desse post, nossos pequenos clientes são muito simples de agradar. Se por um lado, uma criança pequena adora explorar o que é novo, por outro elas tem uma imensa necessidade de manter sua rotina, na medida do possível. Nossa obrigação ao levar uma criança pra um acampamento se torna então fazer acontecer a junção desses dois mundos.

Como manter a rotina de uma criança em um camping será tema de vários outros posts que virão aqui nesse blog.

Abraços campistas e até a próxima !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: