A Hora de Dormir

Um dos momentos mais problemáticos quando se viaja com uma criança pequena (0 a 5 anos) é a hora de ir para a cama, e isso independe se a viagem é para um hotel ou casa de família.

No camping isso não é diferente. Além da mudança de rotina (criança pequena gosta de rotina), um dia cheio de aventuras e aquela sensação gostosa de liberdade faz com que nossos pequeninos fiquem um pouco mais agitados que o normal, tornando a hora de dormir um pouco mais complicada, travando uma verdadeira luta conta o sono.

Por outro lado, quando o Sol se põe, a iluminação diminui, o soninho começa a bater e ao lutar contra o sono, muitas vezes a irritação e a choradeira é inevitável.

Como fazer então para essa hora ser menos problemática ? O mais importante de tudo é ser paciente e compreensivo, principalmente quando é a primeira vez, ou se a criança não tem o hábito de acampar com frequência.

A primeira coisa que eu faço é preparar um cantinho na barraca destinado à criança. Logo que montamos a barraca e inflamos o colchão, abro a mala da pequena e com ela vou arrumando o seu cantinho, sempre ao meu lado.  Procuro levar coisas que representem para ela a hora do sono. No meu caso, alguns brinquedinhos que a acompanham desde o berço – o urso Lino e a sua naninha. Logo que ela vê o seu cantinho já entende que ali é o lugar que ela irá dormir.

Ninho para o soninho noturno – sempre ao lado dos pais – Camping Canto dos Pássaros – São Francisco Xavier

Na hora que o sono chega o melhor é aproveitar o momento para abusar do colinho e curtir seu filho. Então, pare tudo o que está fazendo, procure um local mais escuro e silencioso. Sente-se em uma cadeira confortável, relaxe, e aproveite para contar as estrelas, observar que os bichinhos já foram dormir, cantar uma musiquinha que o pequeno goste e que o embale e esperar pacientemente o soninho chegar. Se preferir entre na barraca, leia um livrinho, que logo o soninho será irresistível e tudo terá ocorrido sem traumas.

Acho que vale a pena lembrar que criança pequena sempre dorme ao lado dos pais. Estando no mesmo quarto é possível controlar detalhes importantes como a temperatura da barraca e controlar melhor toda a situação. Sem contar que os pequenos se sentirão mais seguros e terão um sono mais tranquilo.

No inverno é muito importante ficar atento a temperatura. É importante que a criança fique bem quentinha, usando isolantes térmicos e sacos de dormir. Existem sacos de dormir específicos para bebês e vale a pena investir, no entanto, cuide para não esquentar demais a criança de forma que ela transpire muito e fique molhada dentro do caso de dormir. Esse que minha filha está usando eu comprei da marca Quechua há alguns anos atrás, já saiu de linha, mas existem outros disponíveis no mercado. Lembre-se que criança pequena não costuma se comunicar bem então o ideal é, caso esteja muito frio, checar a temperatura com frequência. Para isso coloque a mão dentro do saco de dormir e verifique se a criança está suando, fria, ou se a temperatura está confortável.

Hora do soninho diurno – ao ar livre, em local fresco, ventilado e fora do Sol – Camping Canto dos Pássaros – São Francisco Xavier

Para crianças muito pequenas, principalmente os bebês com menos de 3 anos, o soninho da tarde ainda é muito importante. Nesse caso é ainda mais importante ficar atento a temperatura da barraca. O ideal é que esse soninho seja feito ao ar livre, em baixo de uma sombra fresquinha. Nunca deixe uma criança fechada em uma barraca sozinha e sem supervisão constante. Esteja seguro que a criança está dormindo em um local fresco, arejado e bem ventilado.

Por hoje é só… até a próxima !

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Eduardo Costa
    maio 28, 2013 @ 09:23:59

    Muito legal esse post, adorei o saco de dormir de bebe.
    Abraços.
    Família Costa
    http://oscostas.blogspot.com/

    Responder

    • Lys
      maio 28, 2013 @ 20:25:20

      Oi Eduardo, obrigada pela visita !
      Esse saco de dormir é excelente ! Edu trouxe de Paris quando esteve lá em um congresso. Uma pena que já está pequeno para a Amanda. Vamos ter que esperar outro congresso para comprar outro igual para ela 🙂
      Abraços capistas !

      Responder

  2. Trackback: Chuva, Chuvisco, Chuvarada… | Camping com Crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: