Meu amado fogãozinho

Há quem prefira não cozinhar no camping. Eu, para ser sincera, acho até bem divertido. Em meus acampamentos tenho as vezes uma sensação de volta ao tempo. É como se eu estivesse novamente na infância, brincando de casinha, e dentre os meus brinquedos favoritos está sem sombra de dúvidas meu amado fogãozinho. Agora que tenho uma filha, ganhei uma companheirinha que adora organizar o meu armário de mantimentos. Enquanto eu piloto o fogão ela ” organiza” os mantimentos e me auxilia trazendo uma ou outra coisa do armário.

PQAAAMSC19fiha9ZP61DrJaYVma8aB5L3avgGlV4kgdXw9eCEFul97wCdU43IGx5opekFlz4zRb4auD9Qm2IdPZp6roAm1T1UPg4c_Brch8caIM53GRRXK9RmC4G

Camping Cabreúva – Itú – com a saudosa Marie Claude (T4.1)

Meu fogãozinho é companheiro certo de todas as acampadas da família ! Compacto e funcional. Simplesmente não consigo deixá-lo para trás. E essa paixão já é antiga… antes mesmo de minha filha nascer. Hoje é meu companheiro fiel para esquentar o leite da madrugada.

Fogareiro horizontal Cheff – Nautika

Esse fogãozinho de apenas uma boca é alimentado com Cartucho de gás vertical com válvula de segurança. Tem acendedor automático e o melhor de tudo, possui um dispositivo de segurança para controle de saída de gás, super adequado para quem tem crianças.

Algumas questões que podem ser úteis para quem está na dúvida sobre qual fogão comprar:

– Uma boca não é muito pouco ?

Eu me viro bem com uma boca só. Basta se organizar e sempre pensar na sequência do cozimento. Por exemplo, os alimentos que forem produzidos antes devem ser os que podem continuar o cozimento no vapor, mesmo fora do fogo, como por exemplo arroz e macarrão. Nesse caso deixe tudo um pouco mais durinho e cozinhando só no vapor, enquanto se faz o restante das comidas. Um fogão maior ocupa mais espaço no carro e geralmente requer um mini botijão de gás para alimentá-lo, o que torna a coisa um pouco mais perigosa para quem tem criança pequena e curiosa por perto. Para minha família o fogão de uma boca é adequado.

– Quanto tempo dura um cartucho de gás ?

Eu costumo fazer quase todas as refeições – café da manhã, almoço e jantar – na minha barraca. Nada muito elaborado e tudo muito simples. Adicione aí mais uma série de cafezinhos durante o dia e leitinho para a pequena. Geralmente gasto 1 cartucho a cada 2 dias. Sem vento chego até a 3 dias. Cada cartucho custa menos que 10 reais.

– Não é melhor comer nos restaurantes ?

Melhor eu não sei. Certamente é muito mais prático comer no restaurante. Mas em minha opinião perde um pouco o glamour. Sem contar que alguns campings cobram preços de bistrô por um típico PF (prato-feito). No entanto, mesmo que você não tenha a intenção de elaborar todas as suas refeições, se estás acampando com criança pequena é bom ter um fogãozinho. Seja para esquentar o leite, ou seja para fazer algo rápido caso seu pequeno se recuse a comer a comida do restaurante. Ou seja, é sempre bom poder fazer um mingauzinho de aveia, ou um simples macarrão instantâneo – tem um ótimo da mãe terra – caso seu filho se recuse a comer o confit de canard.

185697_131186930375653_366138561_n

Lutando contra a fúria de São Pedro – Camping Itaguá

Enfim… andava eu muito feliz e contente com meu amado fogãozinho quando o amigo campista Tiago Pavese da Trips! me apresentou o primo rico do meu fogão. O fogãozinho 3 em 1 – Magus – da Nautika. Esse é fogareiro, chapa grill e churrasqueira ! Ai ai ai… Caramba… como poderei agora viver sem ele heim Tiago ? Pois bem, já virou objeto de desejo máximo da família. Quem sabe assim o meu churrasqueiro predileto não irá mais precisar lutar contra a implacável fúria de São Pedro para garantir o alimento para a família.

Em tempo, algumas coisas importante… Fogão não é brinquedo de criança, mas muitas vezes, por mais que estejamos o tempo todo de olho na garotada, é impossível evitar algum contato. Portanto, minha dica é SEMPRE ACIONE A TRAVA DE SEGURANÇA ! Pois assim como eu, eles adoram brincar de casinha e certamente vão, em algum momento que ninguém estiver de olho, tentar brincar de casinha com o fogão da mamãe. E tem algo mais divertido que isso ?

Evite cozinhar dentro da barraca. Lembre-se que o tecido da barraca é altamente inflamável. Quando isso for inevitável, ou seja, se tiver que alimentar seu filho no meio de uma bela chuvarada ou ventania, procure fazer coisas rápidas. Além disso fique super, hiper, mega atento a proximidade do fogo ao tecido. O vapor que sobre também pode aquecer o tecido e diminuir a vida útil da impermeabilização. Ou seja, cozinhar na barraca apenas se for necessário e com atenção triplicada.

Muito cuidado com panelas quentes, facas, espeto de churrasco e todos os objetos cortantes. O mesmo vale para os produtos de limpeza. Sempre temos esses cuidados em casa e nos campings temos que ter o dobro da atenção, pois tudo fica muito mais acessível. Para quem não tem filhos, PLEASE !!! Se virem crianças acampando por perto de sua barraca, cuidem de seus espetos de churrasco pois eles se transformam em perfeitas espadas nas mãos de nossos pequenos espadachins 🙂

Abraços campistas para todos e até a próxima !

Anúncios

14 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Richard
    maio 28, 2013 @ 11:14:13

    Olá Lys. Ótimas dicas! Olha, esse fogãozinho “tudo em um” que você falou aí (dica dos amigos Trips) é simplesmente perfeito! Já está na minha lista de desejos!
    Um grande abraço. Parabéns pelo blog!

    Responder

  2. Tih
    maio 28, 2013 @ 11:40:48

    Olá Lis!
    Estou pensando em comprar outro fogão de uma boca.. As vezes quero fazer comidas que com apenas um só não dá certo! Já cozinhei uma vez no magus, com duas panelas pequenas, deu certo, mas demorou um pouco!!
    A foto do maridão na churrasqueira com o guarda chuvas é de mais! Aposto que o que deu forças a ele foi o “copinho” hehehe

    Abraços!

    Responder

    • Lys
      maio 28, 2013 @ 11:50:26

      Oi Tiago ! Obrigada pela visita !

      Você viu a dica do Felipe lá no Facebook ? Ele tem um fogão de uma boca, o DUO Ceramik, também da Nautika, que é bem econômico. Pelo fato de evitar que a chma se espalhe, sofre menos com o vento.

      http://www.nautika.com.br/lazer/nautika/Produtos_Detalhe.aspx?cat=52&id=574

      Para mim uma só boca está de ótimo tamanho. Tenho que segurar um pouco com as tralhas para caber tudo no carro 🙂 E também, como eu disse, só faço comida bem simples.

      Agora, quanto ao meu amado churrasqueiro, você acha que eu ia deixar o coitado ralando na chuva sem fornecer combustível ?

      Abraços campistas !

      Responder

  3. Malas Prontas
    maio 28, 2013 @ 21:51:44

    Olá Lys!
    Passando para conhecer seu blog, que por sinal está muito bom!!
    Ótima dica essa do fogão, nós ainda estamos comprando nossas “tralhas” e enquanto isso, estamos usando um fogareiro de uma boca com um pequeno Butijão de gás, mas em breve o trocaremos por um mais “moderninho” e seguro.

    Abraços,

    Os Malas Prontas.
    http://campingmalasprontas.blogspot.com.br/

    Responder

    • Lys
      maio 28, 2013 @ 22:57:39

      Muito obrigada pela visita !!!

      Comprar tralhas é um estágio na vida de campista que nunca termina… um vício delicioso ! Cada dia descobrimos uma coisa nova com os colegas.

      O meu fogãozinho já é mais antigo. Quando vocês forem comprar recomendo dar uma olhada na versão mais moderninha do link no comentário logo acima, o Duo Ceramik, também da Nautika. Parece ser um pouco mais econômico que o meu.

      Abraços campistas !

      Responder

  4. Beta PSG
    out 01, 2013 @ 05:44:04

    Parabéns pelo blog! Como segurança nunca é demais, sempre deixo na barraca o extintor de incêndio do carro. Beijos!

    Responder

    • Lys
      out 07, 2013 @ 02:31:34

      É uma ótima ideia Beta PSG ! O tecido das barracas são altamente inflamáveis… muito bom ficar super atento a fogo perto da barraca.

      Responder

  5. Pedro Oliveira
    nov 06, 2013 @ 01:44:16

    Olá Lys,

    Eu e minha esposa estamos adorando o seu blog. Uma dica melhor que a outra. Tudo muito bem explicado. Com certeza irá nos ajudar muito. Por enquanto só temos a barraca, mas aos poucos vamos completando nossas tralhas.

    Parabens pelo blog

    Abraço

    Pedro e Cintia

    Responder

    • Lys
      nov 06, 2013 @ 10:40:24

      Oi Pedro e Cintia, que bom que estão gostando… tudo que escrevo é com muito carinho, com um olhar voltado para a primeira infância, pensando nas dificuldades que envolvem um acampamento com crianças pequenas.

      Sejam muito bem vindos ao mundo do campismo e acreditem que essa prática fará um diferencial enorme na formação do seu pequeno.

      Qualquer angústia e dúvidas que queira compartilhar é só dizer… aqui todas as dúvidas e angústias viram posts e com isso conseguimos a opinião de um monte de gente. Por outro lado, essas dúvidas são as mesmas para todos que acampam com crianças.

      Abraços campistas,
      Lys

      Responder

  6. Claudio
    jan 22, 2014 @ 23:45:54

    Estou querendo comprar um fogareiro magus desse para usar como churrasqueira no meu apto, ja pesquisei demais mas não vi nenhum video da carne sendo assada… Ela é boa mesmo, grelha bem a carne? Se vcs tiverem vídeo por favor eu gostaria de ter uma ideia. Abraços e parabéns pelo blog está muito bom
    Cláudi

    Responder

  7. Alexandre Magri
    mar 17, 2014 @ 19:22:49

    Lys!

    Sou novo no campismo e estou ainda na fase (onerosa) de aquisição da tralharia. E tudo que penso em comprar eu compro olhando medidas, peso etc por dois motivos: primeiro que o porta malas do meu carro é pequeno e segundo porque em alguns lugares muito legais (como na Ilha Grande, Ilha do Cardoso etc) o carro não acampa com a gente… Então não dá pra ficar comprando um monte de coisas que serão carregadas nas costas…
    A próxima tralha que irei comprar é uma mesa e também um fogãozinho desses (estou namorando o Duo Ceramik, justamente por causa dos problemas com vento). E minha dúvida é a seguinte: o fogão esquenta a mesa onde está montado? Vi na foto acima que você está usando o fogareiro sobre uma daquelas mesas Quechua… Meu medo é que o calor estrague o tampo da mesa…
    Esquenta muito?
    Obrigado!

    Responder

    • Lys
      mar 21, 2014 @ 11:47:06

      Oi Alexandre, muito obrigada pelo comentário e seja muito bem vindo ao mundo mágico e cheio de cores do campismo ! Em breve nos encontraremos em uma acampada e será um prazer enorme conhecer você e sua família.

      Eu também sou da linha minimalista, por essas mesmas questões que você comentou.

      Quanto a sua pergunta, o fogão não esquenta a mesa, e olha que uso muito dessa maneira que você viu. Podes ficar tranquilo que nem vai esquentar e nem vai deformar a mesa.

      Abraços campistas !
      Lys

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: