Tecnologia no Camping

Hoje logo pela manhã, enquanto tomava meu cafézinho antes de encarar a pilha de trabalho em cima da mesa, estava bisbilhotando o facebook. Sempre dou uma passada para ver o que está rolando no grupo dos amigos campistas. Hoje me deparei com uma imagem nas atualizações da amiga e também mamãe campista Meire Kapor que dizia: Ensine com Tecnologia, Eduque com sensibilidade.

Eu amo, adoro, e sou usuária da tecnologia até o último bit de memória. Trabalho o dia inteiro na frente do computador, sou docente de um curso na modalidade a distância, e uso redes sociais para os fins mais variados, incluindo o ensino. Jogos, redes sociais, simuladores… tudo isso para mim vira ferramenta para o ensino.

1286464429958_fPor outro lado sou extremamente radical quando se trata de levar a tecnologia para o camping. Muitas vezes tenho que levar o tablet comigo pois não tenho muita opção, em meio do oferecimento de uma disciplina online não há como deixar meus pupilos na mão. No entanto, esse tablet fica guardado para momentos de trabalho. Minha filha nem sonha que ele e todos os applets que ela adora vieram para o camping junto com a gente.

Ou seja, seguindo a ideia da figura no facebook da Meire, para mim, o camping é o local aonde eu educo minha filha com sensibilidade. Nesse nosso momento, a tecnologia fica e deve ficar de fora. No camping, a minha ferramenta deixa de ser a tecnologia e passa a ser a natureza.

Hoje em dia vivemos imersos por tecnologia de todos os lados. Minha filha de dois anos acha que o celular do meu marido que não é touch não funciona. Ela tira uma foto e imediatamente quer ver como ficou. Já pensou em explicar para esses pequenos que nasceram na era digital o conceito de revelação de filme ? Enfim… estímulos tecnológicos, jogos educativos… tudo, tudo, tudo que rodeia nossos pequenos é digital e hiperativo. Não é atoa que andamos escutando tanto essa palavra ultimamente. Déficit de atenção, a meu ver, é fruto de nossa falta de habilidade em lidar com o excesso de estímulos que submetemos nossas crianças.

Tendo em mente esse excesso de estímulos tecnológicos que inevitavelmente permeiam a minha família eu aproveito os momentos campings para desintoxicar. Sim sim… no camping a regra é essa: NADA DE TECNOLOGIA !

Infelizmente, é muito frequente estar em um camping e escutar a TV da barraca ao lado, ou o rádio do carro tocando do vizinho, ou mesmo as crianças enfurnadas nas barracas assistindo desenho animado ou jogando os mais variados joguinhos nos seus ipads, celulares ou tablets. Se a pessoa não consegue viver sem ver a novela das 8 eu até entendo, mas o que eu não consigo entender é a razão pela qual tantos pais perdem essa linda oportunidade para ficar mais próximos de seus filhos, propondo atividades coletivas e que desenvolvam mais a capacidade de sociabilização e a criatividade.

Camping Paineiras em Itú

A maioria dos campings apresentam enormes áreas de lazer para a criançada. Parquinhos, tanques de areia, piscinas, praias, enfim… assim fica até muito fácil manter a criançada longe da tecnologia. Mas mesmo assim, ainda é muito, mas muito frequente ver crianças em campings infurnadas nas barracas fissuradas nos desenhos animados.

Uma vez não resisti e perguntei para uma mamãe campista se a criança gostava muito de TV. A resposta que eu obtive é que ela estava cansada e que as crianças só davam uma trégua na frente da TV. Não julgo essa mãe de jeito nenhum… afinal, eu também sou mãe cansada por natureza. E quem nunca pensou em usar essa estratégia ? Somos todos humanos e segurar a garotada não é mole. Temos que dar conta das mil e uma tarefas do dia a dia, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, do marido, de si mesmo e ainda por cima levar a turminha ligada no 220 Volts para acampar. Vencer o cansaço é uma atitude de superação, considerando que tem dias que já acordamos cansadas. No entanto, no momento em que decidimos ter um filho temos que assumir a responsabilidade de educar essa criança para a vida, e educar bem. Então o melhor a fazer é sacudir a poeira do tédio infantil propondo uma nova brincadeira, pois é brincando que esses pequeninos aprendem e o desafio que proponho é esquecer um pouco dos recursos tecnológicos e abusar dos recursos que a própria natureza oferece. TV, som, tablets, ipads…. tudo isso deve ficar em casa.

Nesse blog ainda vou passar várias dicas de atividades, desde as mais tranquilas para pais mais cansados, até as mais agitadas para pais descansados. O importante é deixar a TV em casa e manter os pequenos de 0 a 5 anos longe do tédio, sem ter que apelar para a tecnologia. Sempre considerando o espaço limitado do porta-malas do carro. Afinal não é necessário muita tralha para manter a garotada feliz. Mas é possível produzir uma sacolinha mágica com muita diversão, sem a galinha pintadinha dentro, e aproveitando que muita coisa pode ser produzido no próprio camping – como por exemplo a massinha de modelar – com a ajuda da criança. Esteja certo de que a produção do brinquedo o tornará ainda mais divertido !

Vale a pena lembrar que essas brincadeiras também são bastante úteis para os dias de chuva, ou seja, não precisa levar a TV mesmo ! Em dias de chuva não tem nada melhor do que transformar a barraca em uma brinquedoteca dos sonhos para nossos pequenos sapecas e ligados no 220 Volts.

E então ? Aceita esse desafio ? Próximo camping, nada de tecnologia !

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Felipe Travessas
    maio 29, 2013 @ 03:06:44

    TV na barraca é uma das maiores demonstrações de desrespeito à coletividade que pode ser encontrado em um camping. Falta de bom senso e indiferença com o bem estar alheio, além de uma preocupante demonstração de dependência da futilidade urbana. Prá mim camping ideal proíbe televisa e ponto.

    Responder

    • Lys
      maio 29, 2013 @ 10:37:52

      Oi Felipe, obrigada pelo comentário. Eu concordo plenamente com você. TV, para mim, nem em casa. O que dirá no camping 🙂
      Abraços campistas !

      Responder

  2. Richard (Projeto Acampar)
    maio 29, 2013 @ 17:50:53

    Olá Lys. Ótimo post.. Uma verdade. Num camping só é válido conectar-se à natureza! Abraço.

    Responder

    • Lys
      maio 29, 2013 @ 17:59:05

      Não é Richard ? Para ser sincera, as vezes eu tenho que ligar o computador para trabalhar um bocadinho. Mas juro que é para poder prolongar mais o acampamento. Para mim, a consequência de não trabalhar no camping seria ter que voltar mais cedo. Então… as vezes, depois que a pequena dorme, vou para meu cantinho e trabalho um tantinho.

      Responder

  3. Malas Prontas
    jul 19, 2013 @ 22:37:16

    Ótimo post!
    Afinal, a ideia de acampar é curtir a natureza, se for pra ver tv é melhor ficar em casa, que a tv é maior. No camping nada melhor do “assistir” o pôr-do-sol e/ou uma revoada de pássaros.

    Abraços,

    Família Malas Prontas.
    http://campingmalasprontas.blogspot.com.br/

    Responder

  4. Tiago
    set 13, 2013 @ 15:56:59

    Olá pessoal, tudo bem?

    Sou o Tiago do blog Trips, sobre acampamento(www.tripsnature.blogspost.com).
    Estamos organizando o 4º Encontro dos Blogs Campistas e gostaríamos de convidá-los para mais uma acampada. O Encontro acontecerá no camping Fazenda das Pedras na cidade de Itu-SP nos dias 25 a 27 de outubro.

    Este ano estamos contando com o apoio da marca Quechua, exclusiva da Decathlon.
    Durante o churrasco e a confraternização do grupo, realizaremos um sorteio com todos os brindes cedidos por nossos patrocinadores.

    Para maiores informações acessem: http://www.tripsnature.blogspost.com.br ou encontrodosblogs@hotmail.com

    Abraços

    Tiago Pavese

    Grupo dos Blogs Campistas

    Responder

    • Lys
      set 21, 2013 @ 02:26:29

      Legal Tiago ! Nós vamos ! Vai ser muito legal te conhecer pessoalmente !

      Obrigada por avidar. Estou meio fora do ar e fiquei sabendo graças a sua mensagem aqui.

      Abraço enorme.

      Responder

  5. Trackback: Para uma infância mais feliz ! | Camping com Crianças
  6. Andry Eiryton Miranda Coelho
    out 15, 2013 @ 04:38:03

    Como ja disse em outro comentario. Muito legal mesmo seu blog. Concordo com o que vcs disseram acima, mas vou ser sincero. Sou viciado em tecnologia e para mim a unica hora que consigo desgrudar do smartphone, tablet, PC (e olhe lá) é quanto estou acampando, eu pego o celular para tirar fotos, mas tenho que defender algumas situações, como por ex quando pretendo viajar longos períodos como este ate ITU, estou planejando comprar um DVD portatil para minha filha se distrair na viajem (eu espero que funcione) para que eu consiga fazer o trajeto tranquilo(são 1200km que pretendo fazer com paradas rápidas), pois é duro eles aguentarem sentados muito tempo ( a gente ja fica irritado imagina eles que nao entendem), mas eu espero ganhar pelo menos 1,5hrs com ajuda da tecnologia.

    Responder

    • Lys
      out 15, 2013 @ 15:16:21

      Oi Andry, obrigada pelo comentário. Eu uso tecnologia no meu dia a dia o tempo todo… trabalho com EaD e estou sempre logada no smartphone, tablet e PC, assim como você. Por essa razão mesmo vejo o camping como o um momento de desintoxicação. Para a viagem esses DVDs são bem interessantes mesmo pois as crianças ficam bem entediadas. Assim você pode selecionar alguns filmes adequados para a idade deles e deixar eles se entretendo enquanto você dirige. No entanto, no camping, quando você não estiver mais dirigindo, o DVD pode ficar desligado até o momento de volta né ?
      Abraços campistas,
      Lys

      Responder

Deixe um comentário

