Desfralde no Camping

Esse post foi escrito em apoio a mamãe Andreza, que está planejando acampar com seus pequenos, mas ainda tem algumas dúvidas. Uma de suas dúvidas é sobre como dar continuidade ao desfralde no camping. O desfralde é um dos inúmeros momentos especiais na vida dos nossos pequenos… para um pouco mais de informação sugiro a leitura desse texto, se o desfralde é de uma menina, ou esse se o desfralde é de um menino.

Estou exatamente nessa fase. Minha filha desfraldou há alguns meses e já acampei algumas vezes depois disso. Posso garantir que não há nada a temer ! Digo, nada além do que já é rotineiro em qualquer saída de casa, durante o desfralde.

Mas o que é importante se pensar no caso de levar um filho em processo de desfralde para um camping ?

Muita gente diria que a primeira coisa a fazer é instalar os equipamentos o mais próximo do banheiro possível. Bom, eu já digo que isso é bom mas não resolve. Minha dica é, providencie um peniquinho pequeno, daqueles bem simplezinhos, baratinhos e especiais e organize um espaço privado na barraca para que esse seja o banheiro do pequeno durante o acampamento, pois, quem está vivendo um desfralde tem certeza que não vai dar tempo de chegar ao banheiro, mesmo que este esteja do lado da barraca 😀

Assim que organizar o local do banheirinho, sente com o pequeno e explique como serão as coisas durante esse período de acampamento. Ou seja, explique que será ali o local para fazer cocô e xixi. Crianças nessa idade, entre 2 e 3 anos, gostam de ter controle da situação então é sempre bom explicar tudinho nos mínimos detalhes para que eles se sintam responsáveis por suas coisinhas. A minha ficou animadíssima com a novidade 🙂

Para crianças que estão apenas no desfralde diurno e ainda usam fraldas noturnas, a coisa é um pouco mais simples. Leve o peniquinho e bastante calcinhas/cuecas extras. No verão deixe a criança de calcinha ou cueca e leve uma ou mais dezenas dessas. Evite acampar em dias muito frios pois é muito mais difícil controlar a urina nessas circunstâncias.

Para crianças que já iniciaram o desfralde noturno também leve o peniquinho e antes de deitar, deixe o banheirinho improvisado organizado para uma eventual visita noturna. Nem pense em sair com a criança no meio da madrugada para ir ao banheiro pois isso parecerá uma punição típica da madrasta má da branca de neve. Descarte você a urina e deixe o pequeno dormir.

Não esquente muito com os escapes. A regra é não fazer drama. As crianças normalmente tomam a responsabilidade por todas as coisas que deixam os pais nervosos e tristes. Conversar e explicar que da próxima vez é bom tentar o peniquinho para evitar o escape é uma boa… mas bem de leve e na hora. Não adianta prolongar muito a conversa e nem deixar para depois. Uma situação muito dramática pode fazer com que seu filho, sinta vergonha, comece a reter a urina e tenha uma infecção urinária.

Leve roupas de cama extra e deixe essas peças extras por perto, assim como panos de chão, uma lanterna e um saco de lixo. Em caso de escape, troque a criança, seque tudo rapidamente, mude as roupas de cama, coloque tudo no saco de lixo fora da barraca e deixe todo o resto para o dia seguinte, afinal, como diria Scarlet Ohara: Amanhã será um novo dia !

Os colchões de ar, normalmente usados em campings, tem uma superfície emborrachada e secam super rápido. No dia seguinte, limpe bem com um pano úmido e deixe tomando um pouco de sol ! Passe uma água no lençol do pequeno e Voilá ! Em questões de minutos tudo estará  pronto para outro escape noturno 🙂 O meu colchão foi batizado centenas de vezes e com esses procedimentos simples continua firme, forte e sem cheiro.

O mesmo procedimento de limpeza vale para o caso de vômito, que, são até mais frequentes do que o escape de urina. Ou seja, troque tudo rapidamente para a criança não despertar, deixe tudo do lado de fora e dia seguinte você organiza tudo com calma e luz solar.

Se o colchão não for do tipo emborrachado, uma alternativa é usar um plástico entre o colchão e o lençol. No entanto, lembrem-se que plástico é perigoso para crianças, se ingerido pode causar sufocamento e até a morte. Então, muita atenção com isso.  Uma ideia melhor é usar aquele velho trocador de bebê que ainda está jogado num canto da casa, mas o melhor ainda é investir em algo que seja fácil de limpar e secar, já que tem tantos disponíveis no mercado. Pense que esses acidentes ainda poderão ocorrer por muito tempo até que a criança de fato consiga controlar os escapes noturnos, portanto, vale o investimento.

Enfim, essa é a minha dica. O desfralde é um momento muito especial na vida de um quase não mais bebê. O primeiro passo de conquista de sua independência. Entao, paciência que com calma tudo se resolve. Não há porque privar as crianças de momentos tão ultrafelizes do campismo só por causa de um desfralde.

Em linhas gerais,  sua tralha vai aumentar mas não muito. Coloque o peniquinho em baixo do braço, dois lençois extras para o pequeno, um tanto de calcinhas/cuecas lindinhas e fofinhas e bora levar a criançada para ser feliz ! É só disso mesmo que você vai precisar.

Boa noite para todos e até a próxima !

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. andry
    out 15, 2013 @ 04:18:44

    muito legal, o post. Eu e minha esposa vamos tentar neste verão. Parabens pelo blog.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: