Chuva, Chuvisco, Chuvarada…

Olá pessoal, hoje vamos falar de chuva !

Sim, pois por mais que tenhamos consultado quinhentas vezes a previsão do tempo antes de sair de casa, São Pedro pode não cooperar com a programação.

Em dia de chuva a coisa fica um pouco mais triste no camping. O melhor então é sempre fazer uma pesquisa na região, antes de viajar, procurando atrações infantis e cobertas para levar as crianças. No entanto, em caso de chuva, e na impossibilidade de fazer algo super divertido fora do camping, o melhor é abrir a sacola da criatividade e partir para o plano B. No post de hoje vou contar para vocês como agente aqui em casa se vira em momentos de chuva, mantendo o bom humor da garotada em alta.

A maioria dos campings possuem uma área coberta, destinada ao lazer. Pois esse é o momento de pegar todos os brinquedos que trouxe de casa, juntar com toda a sua capacidade de imaginação, e ir para a área coberta com seu filho. Com sorte lá vocês encontrarão outras crianças também na mesma situação e todos os problemas acabarão por aí.

Uma coisa que eu sempre faço, quando não há uma área de lazer disponível, é transformar o quarto da barraca em uma brinquedoteca. Para isso basta desinflar o colchão, deixá-los dobradinhos em um canto, e abusar novamente da manta de PicNic que mostrei para vocês aqui. Acredite que a vantagem de manter as crianças longe do tédio em um dia de chuva compensa em muito o trabalho de uma nova inflada do colchão a noite. Chame as crianças da vizinhança para entrar na brincadeira e a diversão será ainda mais garantida ! Nesse caso, uma boa ideia é oferecer um chocolate quente para os pequenos visitantes.

Como criança não aguenta ficar muito tempo parada, aproveite os momentos de estiagem para dar umas voltas com seu pequeno, sentir o cheiro de terra molhada, ver as gotas batendo nas plantas e caindo no chão. E se não estiver muito frio, porque não tomar um banho de chuva ? Sem contar que uma poça de água ou de lama no chão é sinônimo de máxima alegria. Então relaxa e deixa a criançada brincar ! Depois de um banho quente eles estarão novinhos em folha 😀

Se a chuva vier pela noite e se seu filho já estiver dormindo ele, muito provavelmente, continuará no reino de Morfeus, pois não tem nada mais gostoso do que  o barulhinho das gotas de chuva caindo na barraca. Se ele ainda estiver acordado, chegou o grande momento de tirar os livros da mala e contar várias histórias lindas. Acabou o livro ? Invente uma história ! Se a criatividade faltar, uma boa ideia é contar momentos felizes de sua própria vida. As crianças adoram escutar histórias sobre o dia em que seus pais se conheceram, casaram, o dia em que eles nasceram… e assim por diante.

Se a chuva aumentar e virar uma bela de uma chuvarada (daquelas que derruba barreira em Ubatuba),não entre em pânico. Chegou a hora de confiar no equipamento que você investiu (veja esse post aqui). Enquanto um adulto fica atento com a barraca e todo o restante, o outro deve ficar com as crianças. Não deixe em hipótese alguma as crianças em um local que não possa ter contato visual pois vendo que tem alguém de confiança por perto eles se sentirão mais confortáveis. Não saia da barraca a menos que seja muito necessário.

Lembrem-se nessa hora que as crianças refletem os sentimentos dos pais. Se você entrar em pânico eles entrarão também… mas se você levar a coisa numa boa eles ficarão tranquilos e muito provavelmente cairão no sono, embalados pelo barulhinho da chuva. Nesse momento seus filhos se sentirão mais fragilizados e isso é supernormal (veja esse post aqui). Nada como um bom colinho, um cheirinho e um carinho para resolver a situação.

E bora cantar até a chuvarada passar ? A nossa música para dias de chuva é essa aqui…

Já passamos por algumas tempestades bem fortes em Ubatuba e no máximo por três dias seguidos de muita chuva em acampamento e com essas simples soluções as coisas foram bem tranquilas.

Abraços campistas e até a próxima !

Anúncios

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Paula
    out 17, 2013 @ 11:27:32

    eu amo dormir com chuva na barraca, mas criança tem mesmo que ter atividades, mto bom o post!

    Resposta

  2. Tiago Pavese
    out 17, 2013 @ 12:04:47

    Eu adoro ir ao camping do Zé Roque, com aquele riozinho, parece que esta chovendo! É uma delicia mesmo!
    Quando eu era pequeno, e viajava com minha família e para não ficar entediado no carro, minha avó sempre ia contando histórias de quando ela era jovem (na época imagino que guaraná usava rolha ainda) e mesmo sendo repetidas as histórias, eu ficava super interessado!

    Resposta

    • Lys
      out 17, 2013 @ 13:25:00

      Tiago, esses barulhinhos da natureza são uma delícia ! Só mesmo nós barraqueiros para entender tudo de especial que essas coisas podem nos oferecer.
      Eu também adorava escutar essas histórias… na verdade, talvez até mais do que as histórias dos livros. Hoje em dia poucos pais fazem isso e se apoiam muito em livro. Mas as crianças continuam adorando ! A minha fica super contente… e as vezes invento histórias com a realidade dela, e os personagens são ela e os amiguinhos em uma aventura. Ela adora !

      Resposta

  3. Camy
    out 17, 2013 @ 13:36:52

    Já faz algum tempo desde que a Podinha passou por esta situação com crianças. Ultimamente a única integrante mirim é a Lelê, que tem 8 anos, mas mesmo assim na virada do ano com a chuvarada tivemos que abusar da criatividade pra ela não se entediar rs.
    Quando o Tulio era menor faziamos isso mesmo, levavamos jogos e brincávamos dentro da barraca até o mal tempo passar. Isso rendeu algumas postagens lá na Podinha.
    A ideia do livro para os pequenos é ótima, nada como um bom livro bem interpretado para passar o tempo!
    Por enquanto vou aproveitando e guardando as dicas para quando for minha vez de colocá-las em prática, até lá espero que o blog tenha um bom arsenal!
    Abraços

    Resposta

    • Lys
      out 17, 2013 @ 13:44:22

      Camy, realmente chuva no camping com criança nos obriga a abusar da criatividade. Mas isso é ótimo e sabe que andei lendo uns artigos sobre isso ? Descobri que isso se reflete muito em nosso desempenho profissional. Nós adultos não temos mais o hábito de exercitar a capacidade imaginativa. Não dá… a lógica impera. Mas quando convivemos com crianças pequenas podemos liberar geral ! Não há regras lógicas e o absurdo vira algo que faz sentido no reino da fantasia. Quanto mais exercemos nossa criatividade, melhor desempenhamos nossas funções… independente da profissão. Criatividade é essencial para se destacar em qualquer função que se exerça.

      Resposta

  4. Raphael Oliveira Batista
    out 20, 2013 @ 13:14:14

    Lys,
    Parabéns.. Nota 1000 Este post.

    Resposta

  5. Richard
    out 21, 2013 @ 23:43:50

    Ótimas dicas Lys! Acampar, independente do tempo é muito bom! Mas com uma chuvinha….fica aí as excelentes dicas para distrair a garotada!
    Grande abraço.
    Richard

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: